sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ótima sucinta Biografia de Van Gogh



"Quem nunca ouviu falar do pintor holandês que decepou a própria orelha? Van Gogh, como todos que estão a frente de seu tempo, foi um artista incompreendido."

Assim começa uma curta biografia sobre a vida de Van Gogh que você pode conferir aqui. O texto compila informações sobre vida do artista e conta a sua história fazendo ponderações sobre suas técnicas e estilos.

Ótimo texto de prazerosa leitura e cheio de curiosidades.



Confira alguns trechos:

  • "[...] Van Gogh era um rebelde, inclinado à solidão e insociável."
  • "[...] trabalhou como artista somente nos últimos dez anos de vida. Ou seja, dos 27 ao 37 anos. [...] os dez anos antes de sua morte foram prodígios: cerca de 900 pinturas e desenhos."
  • "[...] rápidas e pequenas pinceladas vigorosas e curvilíneas, o que fez com seus quadros também refletissem seu estado psicológico."
  • "[...] van Gogh sobrevivia de favores e mesadas [...]"
  • "Vendeu apenas um quadro em vida, e ainda dizia: 'Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis. Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta' – e ele estava certo."
Saiba mais sobre a orelha cortada, assista vídeo e veja obras do grande pintor em http://julirossi.blogspot.com/2008/04/van-gogh.html

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu assisti a peça e ameeeeeeeeeeeeeeeeeei! Parabéns a todos!!!!

Unknown disse...

eu odieeeeeeeeeeei naum achei nada interessante


xauuuuuuuu

Anônimo disse...

Eu e meu marido assistimos à peça neste último final de semana no Teatro Folha, em São Paulo, e gostamos demais, não apenas do texto, da história e do modo como a mesma foi enfocada, mas também dos atores. Todos, sem excessão, estão muito bem. Parabéns a todos.

Unknown disse...

Sou prof. de Artes e acho a história do Vincent apaixonante. Uma pena um gênio ser reconhecido apenas após sua morte, mas se existe outra vida ele deve ter se realizado nela.
Théo foi a única pessoa que acreditava no seu potencial e, em momento algum, o abandonou: até o seguiu alguns meses após sua morte.
Esta semana passei o filme "sede de viver" p/ minhas turmas seis vezes e em todas me emocionei!
Gostaria muito de assistir a peça...
Já chegou ao Rio? Se não, quando chegará?

Flávia disse...

Quando a peça vem à São Paulo??

Marcela Siciliano disse...

Coloquem a agenda por favor!

Anônimo disse...

A peça é maravilhosa em tds os sentidos. A interpretação é intensa e o cenário inteligente. O texto foi mto bem escrito e pode-se notar toda a dor e intensidade dos sentimentos tanto de timóteo qto de Vincent. É possível notar tbm q para ambos a sanidade está naquilo q eles acreditam, isto é, na arte.
Gostaria mto que se possível a autora ou o próprio Bruno me enviasse a última fala da peça em q Vincent se suicida. É perfeita e emocionante. Não poderia ter sido melhor escrita. Através dela é possível sentir toda paixão do personagem pela arte e pela vida.
Aguardarei o retorno ok?
feturismo8@yahoo.com.br
FERNANDA BOURGUIGNON