quinta-feira, 10 de abril de 2008

O velho mestre hoje em dia

O fato de Van Gogh ter tido seu talento reconhecido apenas depois de sua morte foi determinante para que as idéias cruzadas em “Um certo Van Gogh” se alinhavassem. Na linha de frente da montagem, o ator Bruno Gagliasso agregou ao trabalho suas inquietações sobre a trajetória artística do pintor. Daí, a dramaturgia rubricada por Daniela Pereira de Carvalho fugir do viés biográfico e procurar estabelecer conexões de Van Gogh com a atualidade.


A leitura do gênio holandês é feita a partir da contemporaneidade. João Fonseca e companhia orientam o espetáculo como que a procurar realçar o impacto de Van Gogh no pensamento da arte em tempo presente. A realização da peça já comprova tal influência. Sinônimo de idealismo e inventividade, Van Gogh é uma referência a ser explorada.

“O que a gente quer é apresentar um olhar sobre os sentimentos do Van Gogh, não sobre sua vida. Eu sentia uma necessidade de falar mais sobre o Van Gogh artista, que sobre sua vida... Essa coisa de ter sido internado todo mundo sabe. A dimensão artística do Van Gogh me impressiona muito. Ao mesmo tempo em que ele é tido como um paradigma na história da arte, é um cara que só vendeu um único quadro durante a vida. Um certo Van Gogh é um projeto de vida, não só um trabalho”, resume Bruno Gagliasso

Nenhum comentário: